Autoconhecimento
Como transformar a si mesmo e o mundo a sua volta?
Rui Ramos, Alana Rox e Rodrigo Alonso estarão no Una Talks para falar sobre corpo e transformação
Divulgação -
Rodrigo, Alana e Rui palestram na quarta-feira (Foto: Reprodução)
A mudança está cada vez mais próxima. Falta menos de uma semana para a segunda edição do Una Talks, evento promovido pela Idealiza em parceria com o Diário Popular. Cinco palestrantes, considerados referência em diferentes áreas, foram convidados para conversar com o público de maneira interativa sobre suas experiências e estudos, munidos de exemplos reais e unindo suas falas com o intuito de contar uma história. O arquiteto Marcio Carvalho vai trazer o conceito de novo urbanismo, enquanto o psicólogo Tiago Tatton ficará responsável por explicar a ideia de meditação Mindfulness. Nesta edição, Rui Ramos, Alana Rox e Rodrigo Alonso contam um pouco mais sobre como conduzirão suas falas sobre Biohacking, nutrição e tecnologia social, respectivamente, na quarta-feira.
O autoconhecimento do corpo
Rui Ramos é médico formado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), membro do Institute of Functional Medicine e coach certificado no Bulletproof Training Institute da California. Com o foco na medicina preventiva, atua como clínico geral. Após entrar em contato com os termos "Biohacking" e "coach de saúde" em um curso nos Estados Unidos, ele ficou intrigado e procurou descobrir seus significados. São vários os conceitos que definem as práticas de Biohacking, mas Rui explica, de maneira objetiva, que se trata de influenciar a sua biologia com o objetivo de criar uma melhor versão de si mesmo. Através do conhecimento do próprio corpo, é possível melhorar a performance baseado em cinco pontos principais: sono, alimentação, exercício físico, manejo do estresse e relacionamentos (tanto consigo quanto com os outros que estão ao redor).
Depois de adquirir o conhecimento necessário sobre o conceito de Biohacking, ele decidiu testar em si mesmo. A partir daí, foi possível perceber que aplicar certas ações no dia a dia podem ser essenciais para adquirir energia e melhorar a saúde. Como médico, ele pensa que a maioria das pessoas vive no automático e não se dá conta de como precisa melhorar sua alimentação e sono, acrescentar exercícios físicos à rotina, controlar o estresse e pensar mais em como se relaciona. "Isso tem grande impacto na saúde e em como nos colocamos para o universo", pontua. Por isso, para a palestra, Rui Ramos vai se utilizar de exemplos reais para fazer o público pensar e refletir sobre suas ações. A ideia é mostrar como influenciar o corpo a partir da introdução de coisas simples e "trabalhar a mudança no estilo de vida a partir do Biohacking", completa.
O corpo é a nossa casa
Autora do best-seller Diário de uma vegana e apresentadora do programa no canal GNT que leva o mesmo nome, Alana Rox é idealizadora do restaurante Purana, centro de cura através da alimentação em São Paulo. Natural de Joinville, cidade catarinense, ela nasceu vegetariana em meio a uma família gaúcha. Durante a infância, sofreu com alergias, pneumonia, enxaqueca e bronquite, dentre outras enfermidades mais comuns, até as mais graves, como síndrome do pânico e ansiedade. Depois de passar por problemas com a mãe, há 15 anos, decidiu se mudar para São Paulo. Por meio dos estudos sobre gastronomia e a composição dos alimentos, Alana optou por mudar seu destino genético. Tirou tudo que lhe fazia mal e aprendeu a desenvolver suas próprias receitas com aquilo que lhe fazia bem. Por meio de coisas leves, com preço acessível e fáceis de preparar, descobriu um novo mundo.
A reconexão com a natureza se deu a partir do consumo de produtos oriundos da terra. O veganismo, na visão de Alana, vai salvar o mundo, já que, ao aderir a essa prática, as pessoas se colocam no lugar das outras. "Tudo que a gente faz impacta no outro", justifica. Além de destruir o meio ambiente, o consumo de alimentos de origem animal, como ovo e leite, mata mais de 300 milhões de animais por ano. Partindo da sua própria experiência, ela vai explicar como os hábitos alimentares influenciam a mente. O corpo é como um casa, e quando é feita uma arrumação dos cômodos tudo começa a fazer sentido. E isso reflete em si mesmo e nos outros. Essa conexão com o lar interno do seu próprio corpo é capaz de acarretar mudanças profundas e duradoras: "Hoje tudo dá certo e flui".
A transformação aliada à educação social
O arquiteto Rodrigo Alonso é cofundador e atual diretor executivo do Instituto Elos, ONG sediada na cidade paulista de Santos. Sua trajetória começou ainda durante a graduação, enquanto participante de movimentos e grupos estudantis. Dentro da faculdade, o incômodo com o distanciamento entre o ensino e a realidade era um sentimento comum para maioria dos alunos. Então, nos anos 1990, os jovens promoveram uma série de ações autônomas com comunidades e grupos da periferia de Santos. A metodologia utilizada buscava mobilizar as pessoas, e era utilizada para mudar a vida de cada uma delas. Foi assim que, há quase duas décadas, nasceu o Elos, onde arquitetura e educação social são colocadas lado a lado para possibilitar um processo de transformação. "Para transformar, é preciso mudar as pessoas", afirma.
O trabalho atua na formação social, baseada na prática de mobilização de comunidades, e já se espalhou por 20 estados brasileiros e 50 países. São mais de 900 comunidades internacionais que têm contato com o que é desenvolvido no Elos. Para contar essa história, Rodrigo vai usar exemplos reais do Brasil e do resto do mundo. A intenção é deixar o público engajado e mostrar que, por mais que existam desafios no caminho, é preciso ter esperança para vencê-los. Um dos casos que serão relatados diz respeito à última viagem ao interior da Alemanha. Lá, em um contexto de diversidade cultural, ele viu pessoas da Síria, Egito e Iraque - países palco de graves e violentas crises - trabalhando junto aos moradores locais. Mesmo com tantas diferenças, a convivência era pacífica e cheia de união. A viagem foi marcante: "Para mim, tem um valor especial que mostra que é possível".
Programe-se para o Una Talks
Quando?
5 de junho, das 19h às 21h
Onde?
Parque Una, rua Um, 290 - Loteamento São Gonçalo
Como participar?
Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma on-line de eventos Sympla (http://bit.ly/UnaTalks2)
*Clientes da Idealiza receberão um convite com direito a acompanhante. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone: (53) 98439-9625
**Assinantes do Diário Popular têm direito a vagas limitadas. Para garantir, devem se inscrever pelo link: http://bit.ly/IngressoUnaTalksDP. No dia do evento, é necessário apresentar o Cartão do Assinante
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário